É difícil de acreditar que o dia ainda tem 24 horas e que a terra demora cerca de 365 dias para dar uma volta completa em torno do sol, tamanha a velocidade com que as coisas têm acontecido ao nosso redor.
Tudo tem mudado e evoluído tão rapidamente! O que ontem era moderno na próxima semana pode se tornar obsoleto. É tudo tão rápido que nós já temos inclusive um “museu do amanhã”.
Esse processo astronômico de transformação atinge todas as áreas, com mais ou menos intensidade, mas já chegou, ou melhor, já está passando, inclusive pela Contabilidade.
A transformação no Mercado Contábil
Já se foi o tempo em que o Profissional Contábil era soberano e quase imune às oscilações do mercado e da própria tecnologia, tendo sua reserva de mercado garantida primeiro pela obrigatoriedade legal contida no Artigo 1.179 do Código Civil, onde se afirma que toda empresa, com exceção do MEI, constituída precisa ter sua contabilidade regular.
As limitações de se prestar esse tipo de serviço a distância foram marcadas pela dificuldade de transitar, em tempo hábil, com documentos físicos e também pela restrição territorial dos Conselhos Regionais, faziam com que a concorrência fosse predominantemente local. Nasceu nesse período as chamadas “Contabilidades de Bairro” , marcada pela conquista de confiança e fidelização de seus clientes.
A transformação no mercado contábil veio liderada pelo próprio Governo com a Implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que começou a ser desenhado ainda no ano de 2003 com a Emenda Constitucional Nº 42, que promoveu a integração entre Municípios, Estados e União, ganhando força em 2007 com o início da Nota Fiscal Eletrônica.
Atualmente o SPED conta com mais de 10 módulos (ou braços), mas pela sua quantidade poderíamos chamá-los de tentáculos por meterem medo em tantos contadores. Muitos desses profissionais contábeis foram, figuradamente, agarrados e engolidos por esse “monstro”, por simplesmente negarem sua existência e não se prepararem adequadamente para enfrentá-lo. Os motivos transitavam pelo pensamento de ser algo passageiro, que não daria certo ou descontinuado em algum momento pelo governo x ou y.
O Nascimento da Contabilidade Online
Não bastando ter que enfrentar o polvo quase extraterrestre, criado para atrapalhar o sossego dos contadores tradicionais mais resistentes a mudanças, surge outro inesperado “inimigo”: as Contabilidades Online.
Lançadas em 2012, as versões online, prometem a entrega de conformidades por um preço inferior ao cobrado pelas Contabilidades Físicas. Essas empresas aproveitaram-se da evolução digital que o próprio Governo já vinha implementando, fizeram um alto investimento em tecnologia e abocanharam uma fatia desse mercado que, até então, parecia blindado.
O Conselho Federal de Contabilidade entrou em cena para facilitar ainda mais a atuação do profissional contábil fora de sua jurisdição, através da Resolução CFC 1554/2018, permitindo em seu Artigo 11, que Contadores e Técnicos atuem em Estado diverso daquele que originou seu registro, apenas com uma comunicação prévia ao CRC de destino, solicitada no próprio CRC de Origem.
O que era visto como ameaça se transformou em um vasto mar azul, repleto de grandes oportunidades, pois o muro após derrubado abriu passagem para os dois lados, permitindo que as empresas contábeis se adaptarem às mudanças e prestarem um serviço diferenciado, consultivo e de alto valor agregado a seus clientes.
Com o auxílio de ferramentas tecnológicas e softwares desenvolvidos exclusivamente para o mercado contábil, já é possível atender e prestar serviços com a mesma qualidade tanto para clientes locais, quanto para empresas geograficamente distantes do contador.
A Entercont, apesar de ter emergido após a rebentação dessa grande onda, conta com profissionais experientes e sem medo de navegar por esse mar revolto.
A concepção da nossa marca é fruto do fim das barreiras geográficas que nos permitiu alcançar reconhecimento rapidamente e conquistar uma expressiva carteira de clientes em pouquíssimo tempo de operação, mesmo sediada em uma cidade de pequeno porte.
Venha conhecer o nosso jeito de fazer contabilidade!
Clique aqui e solicite agora uma consultoria totalmente gratuita!