Muitos empreendedores ainda atuam no mercado de maneira informal. Os motivos transitam entre a falta de informação ou tentativa de fugir dos impostos. Tornar-se uma pessoa jurídica não se trata apenas da burocracia ou do pagamento de impostos.
Afinal, tornar-se uma Pessoa Jurídica é mesmo uma boa ideia? São inúmeras as vantagens de ter um CNPJ regular junto à Receita. Listamos apenas cinco delas para mostrar que, atuar no mercado de maneira formal, pode trazer uma série de benefícios e alavancar os negócios.
O que é um CNPJ?
O CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) refere-se a um número de registro criado pela Receita Federal durante a abertura de uma empresa. Sua funcionalidade é semelhante a de um CPF (Cadastro de Pessoa Física), onde é possível encontrar uma série de informações sobre o empreendimento, tais como: o nome da empresa, data de abertura, natureza jurídica, endereço e descrição da atividade econômica exercida e quem são os proprietários através da consulta ao QSA (Quadro de sócios e Administradores).
O CNPJ facilita a validação da existência de uma empresa e comprova se o seu funcionamento encontra-se em dia com suas obrigações com a Receita Federal, podendo abrir várias possibilidades para o crescimento do negócio a longo prazo.
Quem deve abrir um CNPJ?
Independente se você é um microempreendedor ou uma grande organização, se realiza vendas no varejo ou atacado, se atua no comércio eletrônico ou simplesmente presta serviços, é recomendado que sua empresa tenha um CNPJ e se mantenha regularizada perante ao Governo.
Muitos empreendedores iniciam suas atividades de forma irregular e não possuem um CNPJ. O importante é buscar informações e dar início ao processo de formalização o quanto antes, para não perder as vantagens que a formalização proporciona.
Quais as vantagens de ter CNPJ?
Agora que você compreendeu alguns pontos importantes sobre a formalização de sua empresa, entenda as vantagens de ter CNPJ!
1. Ter direito aos benefícios previdenciários
O empreendedor que formaliza sua empresa tem a possibilidade de contribuir com a Previdência Social e ter acesso a benefícios previdenciários como aposentadoria, salário maternidade ou auxílio-doença, em casos de necessidade.
Para isso, é só realizar o pagamento da Guia da Previdência Social (GPS). No caso do MEI, as contribuições são realizadas automaticamente por meio do pagamento do DAS.
2. Emissão de nota fiscal
Os consumidores/compradores encontram-se cada vez mais exigentes, por isso, a emissão da nota fiscal é garantia de que os seus direitos sejam garantidos em situações de reembolsos, devoluções e garantias de produtos e serviços
A nota fiscal também comprova a regularidade de uma transação comercial, permitindo que o Governo monitore o cumprimento das obrigações tributárias evitando a sonegação fiscal.
Também pode-se dizer que a emissão de nota fiscal confere mais credibilidade no Mercado B2B, permitindo que clientes pessoas jurídicas tenham a sua disposição esse documento para comprovar suas compras ou contratação de serviços.
3. Participar de licitações
Licitações públicas são uma espécie de “processos seletivos” onde a administração pública seleciona a proposta mais vantajosa para vender produtos ou prestar serviços aos órgãos do Governo em geral.
Para que uma empresa possa se envolver nesses processos e ter a oportunidade de vender em grandes quantidades ou fechar contratos mais altos, é necessário que ela tenha um CNPJ e esteja formalizada.
4. Registro de funcionários
Outra vantagem de ter uma empresa formalizada é poder registrar os seus funcionários sob o regime da CLT. Assim, você irá assegurar a eles os benefícios trabalhistas, proporcionando uma maior motivação com a operação do se estivesse trabalhando na informalidade.
5. Acesso a linhas de créditos
Um CNPJ facilita o acesso a linhas de crédito que apresentam condições vantajosas para empreendedores. Um negócio pode ter acesso a cartões ou a outras modalidades oferecidas por bancos que possuem financiamentos exclusivos para empresas formalizadas.
O acesso facilitado a linhas de créditos pode auxiliar na realização de investimentos estratégicos para a ampliação do seu negócio.
Formalizar uma empresa não um bicho de sete cabeças!
Muitos empreendedores pensam que o processo de formalização de uma empresa é algo complexo e custoso. Abrir um CNPJ tem se tornado um método cada vez mais simples e rápido, especialmente para micro e pequenos empreendedores. De acordo com o Ministério da Economia, o tempo médio para a abertura de uma empresa no Brasil caiu para 23 horas.
Agora que você já conhece os benefícios de formalizar o seu negócio e ter CNPJ, chegou o momento de dar o primeiro passo.
Nossa equipe apresenta o suporte perfeito para que você inicie esse momento sem dores de cabeça!
Clique aqui e solicite agora uma consultoria totalmente gratuita!